TURISMO DE BASE
COMUNITÁRIA
Parceria:

Realização:

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA LEVA MUITO ALÉM DE TURISMO ÀS COMUNIDADES PESQUEIRAS TRADICIONAIS.
Durante 24 meses o Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares promove ações que valorizam a cultura local através de um turismo responsável na Região dos Lagos
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL) acredita que a qualificação de comunidades regionais aquece e movimenta locais economicamente pouco desenvolvidos, mas que carregam em si conhecimentos culturais e específicos que só o indivíduo local pode trazer. Uma das estruturas do Projeto USSL é o Turismo de Base Comunitária, que se baseia na ciência cidadã no desenvolvimento de territórios através de um turismo sustentavelmente responsável. A importância dessas ações é que cada comunidade tenha o protagonismo desde a sua concepção até a gestão e a operação do turismo local, de modo a valorizar e resgatar seus costumes e tradições.
O Turismo de Base Comunitária vai muito além do turismo, é uma conjunção de valores que potencializa atores locais, investindo e agregando valor aos seus conhecimentos tradicionais, ressignificando o papel do turismo convencional através da herança do legado. Essas ações relacionadas ao Turismo de Base comunitária são executadas em parceria com a equipe de turismólogos do Instituto Planett. A imersão na cultura local junto aos membros destas comunidades proporcionou a realização de oficinas de sensibilização e engajamento da população local à atividade turística. Foram mais de 120 participantes em todas as cinco oficinas realizadas com esse objetivo.
Durante 24 meses de projeto, existe um acompanhamento contínuo no desenvolvimento de roteiros e vivências, a serem identificados pelos próprios residentes como oportunidade de oferta turística. A consolidação de cada experiência permitirá sua inclusão à página de Turismo Local no site, valorizando o legado construído com os moradores. Dentro desse processo, o projeto USSL estimula a experiência turísticas das localidades apoiando eventos tradicionais que valorizam a culinária local, como: Festival do Camarão, na Praia do Siqueira (Cabo Frio) e a Festa do Peixe, na Praia da Baleia (São Pedro da Aldeia). Em ambos os casos, parcerias importantíssimas foram articuladas com as prefeituras de cada município, fortalecendo a parceria social do projeto.
Todo esse envolvimento é coroado pelo curso de condutores de turismo, que tem como objetivo qualificar membros da comunidade pesqueira local, por meio de disciplinas que valorizam e agregam seus próprios conhecimentos tradicionais às técnicas de condução de visitantes. Toda essa qualificação constrói uma abordagem completa na valorização das culturas tradicionais que se identificam com seu local de origem, gerando um sentimento de pertencimento às suas origens.
O sucesso está onde a preparação e a oportunidade se encontram.
Estes são apenas alguns dos nossos resultados!

Oficina de sensibilização para o turismo de base comunitária em Maricá, realizada em março de 2023

Oficina de sensibilização para o turismo de base comunitária em Maricá, realizada em março de 2023

Oficina de sensibilização para o turismo de base comunitária em Saquarema, realizada em fevereiro de 2023

Mentoria de desenvolvimento de roteiros turísticos executada junto à comunidade da Mombaça, em Saquarema.

Festival do Camarão da Praia do Siqueira de 2023, um dos eventos apoiados pelo Projeto USSL.

Público participante do Festival do Camarão da Praia do Siqueira de 2023, um dos eventos apoiados pelo Projeto USSL.

Curso de condutores na Praia da Baleia, São Pedro da Aldeia

Curso de condutores na Praia do Siqueira, Cabo Frio
DEPOIMENTOS da comunidade
PARCEIROS DO PROJETO











NOSSOS CONTATOS
Instituto Onda Azul
- Rua Treze de Maio, 41 - sala 901
- contato@ondaazul.org
- (21) 3923-5513
- @projeto.ussl
