O bairro de São José do Imbassaí não é apenas onde começou a colonização portuguesa na cidade de Maricá, também concentra pontos de saída e chegada de pescadores artesanais lagunares. Suas histórias são marcadas desde os tempos de Padre José de Anchieta e abrangem narrativas socioculturais, de observação de fauna e flora e de geoturismo.

Nesta experiência, você terá a oportunidade de compreender a intrínseca relação da serra com a lagoa, ao passar pela belíssima Orla das Amendoeiras e seu canal que conecta aos morros e outras regiões da cidade. Ainda, visitando a Paróquia de São José que, no alto de sua colina abrange uma vista panorâmica que envolve a Lagoa de Araruama, com a restinga dividindo o Oceano Atlântico ao fundo e a dicotomia entre o verde da Área de Proteção Ambiental de Maricá e a área urbanizada do bairro, separados pelo canal que outrora foi muito utilizado pelos portugueses em suas missões jesuíticas pelo Brasil.
Vamos dar uma volta pela Orla das Amendoeiras ouvindo contos e causos históricos sob o olhar local?
A União Turística de Maricá é um coletivo de turismo de base comunitária em consolidação a partir do curso de condutores realizado pelo Projeto USSL, seus contatos e atuação estão em desenvolvimento, mas já é possível contatar para uma imersão no modo de vida das Amendoeiras em: https://www.instagram.com/arrastaodospescadores/