
A ideia central do curso é formar condutores locais através da perspectiva da dinâmica lagunar e da pesca tradicional, levando em conta que a comunidade do Siqueira é uma região cuja pesca artesanal lagunar é um de seus pontos focais.
Com o curso, os turismólogos Alice Braune e Luiz Saldanha e outros parceiros que contribuíram para o escopo das aulas, buscaram desenvolver nos cursistas a atuação na condução de visitantes e turistas na região do Siqueira. Isso foi realizado através de atividades e iniciativas que tiveram como base a história e a memória local, para que esses valores pudessem ser retransmitidos.
Foram criados, em conjunto com os alunos, roteiros e vivências que podem ser futuramente convertidos em experiências rentáveis para a região. Entre esses roteiros, estão passeio histórico na Praia do Siqueira, roteiro lagunar sobre a arte pesqueira e o passeio de barco para ver o belíssimo pôr do sol todos os dias na Lagoa do Siqueira.
Para realizar um turismo sustentável, é necessário capacitar os condutores com educação ambiental, para transmitir e instigar os turistas uma visitação que desperte uma conscientização. A ideia é que o TBC, sirva não só para a geração de renda, mas também para a valorização e conservação do patrimônio físico e imaterial da comunidade.
Como o projeto USSL é focado em comunidades pesqueiras, o ‘Curso de Formação de Condutores’ é destinado a estudantes e/ou trabalhadores que sejam pescadores ou familiares de pescador até 3º grau, residentes em uma das comunidades participantes ou que tenham relação no entorno. O ‘Turismo de Base Comunitária’ é uma atividade que deve ser realizada com o objetivo de emancipação.
O ‘Curso de Condutores’ contou com o apoio da Colônia de Pescadores Z4, FECATUR (Associação do Festival do Camarão e de Turismo de Base Comunitária da Praia do Siqueira), Prefeitura de Cabo Frio através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e o CRAS da Praia do Siqueira.
Texto: Flávia Sasek